Nossos professores

André Almeida

Curso: Introdução ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e ao Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE): conexões entre meio aberto e meio fechado

Doutor em Filosofia pela UFRJ com período de pesquisa sanduíche na Université Toulouse I – Jean Jaurès. Fez estágio pós-doutoral na UERJ sob supervisão da professora Vera Portocarrero com a pesquisa “Foucault e as ressurgências cínicas”. Atua na UERJ como Pedagogo, com lotação no CAp-UERJ. Especialista em Políticas Públicas e Socioeducação pela ENS-UnB, com mais de 10 anos de experiência no sistema socioeducativo do Rio de Janeiro, no DEGASE. Teve passagens por unidades de semiliberdade e internação, pela Coordenação de Segurança e Inteligência, pela Assessoria de Sistematização Institucional e pela Escola de Gestão Socioeducativa Paulo Freire, da qual foi diretor. No campo da socioeducação também foi colaborador da Comissão de Direito Socioeducativo (triênio 2022-2024) da OAB-RJ; é professor do curso de  Direito da Criança e do Adolescente do Centro de Estudos e Pesquisas no Ensino do Direito da UERJ (CEPED-UERJ), na disciplina Ato infracional e Medidas Socioeducativas e orientador de TCC da pós-graduação em Políticas Públicas e Socioeducação da Universidade de Brasília.

 

Caroline de Mendonça

Curso: Metodologias de atendimento socioeducativo – perspectivas para o meio aberto e o meio fechado

É servidora pública da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e da Prefeitura da Cidade de Nova Iguaçu (licenciada). Atual Vice Presidente do Sindicato dos Assistentes Sociais do Est do Rio de Janeiro (SASERJ), no período 2022-2025, ex-coordenadora do Pré-Vestibular comunitário Nossa Senhora das Mercês, que funciona no bairro carioca de Ramos e atende a população do Complexo do Alemão. É Assistente Social – graduada na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Especialista em Formulação e Gestão de Políticas Sociais em Seguridade Social pela Escola de Serviço Social (ESS/UFRJ). Atuando em diferentes secretarias e setores públicos, vem acumulando inúmeras experiências em gestão, coordenação e implementação de Programas e Projetos Sociais, vasta experiência de trabalho de campo e educação popular. Atualmente, trabalha na Secretaria Municipal de Assistência Social do Rio de Janeiro (SMAS) na Assessoria de Captação de Recursos (ACR).

Dandara Polyanna

Curso: Justiça restaurativa: perspetivas para o meio aberto e o meio fechado

Facilitadora de diálogos e pesquisadora com atuação em práticas de escuta, cuidado coletivo e transformação de vínculos. Desenvolve e acompanha processos formativos e projetos de implementação em contextos institucionais, escolares e comunitários. No Laboratório de Convivência, coordena a área de comunicação e participa da articulação de iniciativas voltadas à construção de políticas e práticas restaurativas. Integra experiências de formação, pesquisa e metodologias participativas com foco na transformação da convivência e na criação de espaços protegidos de diálogo, corresponsabilidade e cuidado.

Danielle Monteiro

Curso: Atendimento às famílias: perspectivas para o meio aberto e o meio fechado

Assistente Social (UERJ), Bacharel em Direito (UNIGRANRIO), Especialista em assistência a usuários de álcool e drogas (PROJAD/IPUB/UFRJ) e Mestra em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH/UERJ). Servidora pública da Prefeitura do Rio de Janeiro desde 2004, com experiência nas políticas de Saúde e Assistência Social, exercendo tanto cargos técnicos como de gestão. Desde 2016, atuando em CREAS, onde se aproximou do serviço de proteção social a adolescentes em cumprimento de Medida Socioeducativa em Meio Aberto(MSE-MA), acumulando experiências, relatos, questionamentos, além da afinidade com o tema, que motivou a pesquisa desenvolvida no mestrado, cuja dissertação apresenta uma problematização sobre as relações assimétricas de poder, relacionando-as com os marcadores sociais de raça, classe e gênero entre os que aplicam, os que acompanham e os que cumprem a MSE na cidade do Rio de Janeiro.

Esley Cardoso

Curso: Introdução ao debate sobre desigualdades raciais para a Socioeducação: possibilidades para o meio aberto e meio fechado

É doutorando em Psicologia Social (PPGP/IP-UFRJ) e mestre em Políticas Públicas e Direitos Humanos (NEPP-DH/UFRJ). Graduado em Psicologia (UFRJ), possui formações em PNL, Terapia Cognitivo Comportamental e Práticas Restaurativas. Atualmente,  atua  como Psicólogo no Núcleo de Apoio a Vítimas (NAV) do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ).  Atuou por 8 anos como Facilitador de Diálogos e Mediador de Conflitos especializado em Justiça Restaurativa na Coordenadoria de Mediação, Métodos Autocompositivos e Sistema Restaurativo (CEMEAR) do MPRJ. Sua experiência inclui docência em Justiça Restaurativa no Coletivo ESCUTAR/NEZO, professor substituto na UNISUAN e  docente no Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso (IERBB) do MPRJ (03/2017 a 03/2025) e realizou diversas capacitações pela CEMEAR em Justiça Restaurativa e Mediação de Conflitos. No CRP/RJ implementou a Câmara de Mediação (COMSCC) e atuou como colaborador e subcoordenador. Enquanto  pesquisador atuou em duas pesquisas na Fiocruz (2013-2014) e em uma pesquisa de âmbito nacional, o Projeto UCA.

Fernando Mumme

Curso: Justiça restaurativa: perspetivas para o meio aberto e o meio fechado

Facilitador e educador com atuação em projetos de formação, escuta coletiva e transformação de conflitos. Trabalha com Justiça Restaurativa e Comunicação Não Violenta em territórios escolares, comunitários e institucionais, com foco no mapeamento para construção de propostas concretas de convivência. É diretor do Laboratório de Convivência, onde compõe percursos formativos e atua em processos de articulação intersetorial.

Ida Motta

Curso: Atendimento às famílias: perspectivas para o meio aberto e o meio fechado

Doutora e Mestra em Política Social pela UFF e graduada em Serviço Social pela UERJ. Participou de pesquisas na linha de: socioeducação e adolescência; direitos humanos, adolescência e família; gênero, feminismos, diversidade sexual e violência; direitos humanos e cidadania. Atuou como Assistente Social (1987 a 2017) na Secretaria Municipal de Assistência Social da Cidade do Rio de Janeiro, em cargos técnicos e, por dezessete anos, em gestão. Atua, desde 1994, como Assistente Social no Departamento Geral de Ações Socioeducativas: no atendimento direto de adolescentes e suas famílias; em projeto voltado para as famílias dos adolescentes em acompanhamento no Centro de Integrado de Tratamento ao Uso e Abuso de Drogas; na equipe técnica da Divisão de Estudos e Pesquisa e Estágio e, na Divisão Técnico-Pedagógica da Escola de Gestão Socioeducativa Professor Paulo Freire. Atualmente, faz parte da equipe técnica da Divisão de Serviço Social do DEGASE.

Ionara Fernandes

Curso: Introdução ao debate sobre desigualdades raciais para a Socioeducação: possibilidades para o meio aberto e meio fechado

Assistente Social, Mestra e Doutora em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal Fluminense. Professora Adjunta da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FSS/UERJ). Coordenadora do Projeto de extensão Famílias na Socioeducação. Pesquisadora associada ao Núcleo de Estudos da Violência (NEV/USP) e ao Núcleo de Extensão e Pesquisa em Infância, Juventude, Direitos Humanos e Serviço Social (NUDISS/UFF). Compõe o Comitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura e a Comissão Intersetorial de  Acompanhamento e Avaliação do SINASE. Desenvolve os seus estudos nas áreas dos Direitos Humanos; Segurança Pública; Práticas de Tortura na democracia; Política de Prevenção e Combate à Tortura; Socioeducação; Espaços de privação de liberdade.

Jocelene Ignácio

Curso: Introdução ao debate sobre desigualdades raciais para a Socioeducação: possibilidades para o meio aberto e meio fechado

Graduada em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio). Especialista em Planejamento Urbano, pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPPUR/UFRJ). Mestre em Memória Social e Documento pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio). Na Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos – SEASDH, atuou como Gestora Social em Territórios Pacificados; Na Prefeitura do Rio trabalhou na Assessoria, Gestão e Captação de Recursos; coordenou o Observatório de Políticas de Proteção Social Especial; acumulou experiências em equipamentos de proteção básica e especial. Na educação coordenou uma equipe de assistentes sociais, psicólogos e profissionais da educação, integrados ao NIAP – Núcleo de Apoio a Unidade Escolares; prestou consultoria na produção de documentos e formação de equipes profissionais a órgãos do Estado e da sociedade civil no campo da Socioeducação (DEGASE), racismo institucional e temáticas de gênero na ONG Criola. No campo da docência ministrou aulas para o curso de Serviço Social na Universidade Estácio de Sá e na UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda. Em algumas universidades/instituições de ensino (Veiga de Almeida, INES, Universidade Federal Rural, UERJ e outras), no âmbito internacional (Universidade Pedagógica Eduardo de Mandlane, em Moçambique). Atualmente está lotada na Secretaria Municipal de Educação – SME e está concluindo a participação em um Projeto de Pesquisa na educação, EDUBEN, uma parceria entre a SEEDUC, Hospital Universitário Gaffrée e Guinle e a FUNRIO

Juliana Vinuto

Curso: Introdução ao debate sobre desigualdades raciais para a Socioeducação: possibilidades para o meio aberto e meio fechado

Professora adjunta do Departamento de Sociologia, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS-UFF) e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito (PPGSD-UFF), todos da Universidade Federal Fluminense. Doutora em Sociologia (UFRJ), com estágio doutoral de um ano no Centro de Pesquisas Sociológicas sobre Direito e Instituições Penais (CESDIP – França). Mestre em sociologia (USP) e bacharel em ciências sociais (USP). Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Guerreiro Ramos (NEGRA-UFF). Editora Adjunta da Dilemas – Revista de Estudos de Conflito e Controle Social. Também faz parte do Observatório Latinoamericano de Justicia Penal para Adolescentes (Olajuspa), da Coalizão pela Socioeducação e do Fórum Popular de Segurança Pública.

Magna Lopes

Curso: Introdução ao debate sobre desigualdades raciais para a Socioeducação: possibilidades para o meio aberto e meio fechado

Mulher preta, mãe, botafoguense, egressa da escola pública, assistente social graduada pela Universidade Federal Fluminense, Especialista em políticas públicas e socioeducação pela Universidade de Brasília, Mestranda do Programa de Pós Graduação em Serviço Social e Desenvolvimento Regional, desenvolvendo pesquisa cuja temática socioeducativa é elemento estruturante. Servidora Pública, com atuação na Política de Assistência Social, dedicação à prática no campo da infância e adolescência. Desde 2021 Gestora da Política Socioeducativa Municipal no  Rio de Janeiro, enfrentando os desafios da juventude carioca na cidade maravilhosa.

Mariana Juliette

Curso: Atendimento às famílias: perspectivas para o meio aberto e o meio fechado

Assistente Social com graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Mestre em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua como Assistente Social no Departamento Geral de Ações Socioeducativas do Rio de Janeiro (DEGASE) desde 2012 e atualmente integra a equipe do Núcleo de Atenção às Famílias (NUAF) do DEGASE vinculado à Coordenação de Atenção em Saúde Integral e Psicossocial (COOSIP). Tem experiência na área em Serviço Social, com ênfase em Socioeducação, Juventude, Serviço Social, Famílias e Direitos Humanos.

Mônica Cunha

Curso: Introdução ao debate sobre desigualdades raciais para a Socioeducação: possibilidades para o meio aberto e meio fechado

Defensora dos Direitos Humanos que milita desde 2003 pelas causas raciais e contra a violação dos direitos das crianças e dos adolescentes. Filiou-se ao Movimento de Mães por ocasião da passagem de um dos seus filhos pelo Sistema Socioeducativo no estado do Rio de Janeiro. Anos depois, Rafael da Silva Cunha foi assassinado por policiais. Hoje, Mônica é considerada uma liderança no movimento de familiares de vítimas da violência do Estado. Ela é cofundadora da instituição Movimento Moleque, é técnica em educação antirracista e foi vereadora do município do Rio de Janeiro. Durante seu mandato, cocriou a primeira Comissão de Combate ao Racismo na Câmara Municipal e realizou importantes propostas de projetos de lei que versavam sobre diferentes aspectos do acesso aos direitos da população negra.

Mônica Mumme

Curso: Justiça restaurativa: perspetivas para o meio aberto e o meio fechado

Facilitadora, formadora e pesquisadora na área da Justiça Restaurativa. Atua há 20 anos com processos de escuta, construção de políticas públicas e formação de facilitadores em contextos diversos, como escolas, instituições de justiça, comunidades e organizações. É diretora do Laboratório de Convivência, onde desenvolve metodologias voltadas à transformação dos vínculos sociais e à implementação de práticas restaurativas.

Monique Cruz

Curso: Introdução ao debate sobre desigualdades raciais para a Socioeducação: possibilidades para o meio aberto e meio fechado

Assistente social, mestre e doutoranda em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi professora substituta da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2022 e 2024). Membra do Grupo de Pesquisa Sociabilidades Urbanas, Espaço Público e Mediação de Conflitos (GPSEM). Coordenadora do Programa Violência Institucional e Segurança Pública da organização Justiça Global. Membra dos coletivos Fórum Social de Manguinhos e Coletivo Dona Ivone Lara no qual atua na coordenação do Preparatório Bete Leandro desde 2019. Membra do Grupo de Especialistas em Políticas de Equidade Racial para Planejamento Participativo e Monitoramento das ações da Coordenação de Promoção da Equidade Racial (COOPERA) da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro. Realizou intercâmbio no Programa de Estudos Negros do Departamento de Estudos Interdisciplinares da Kennesaw State University sob supervisão da Dra. Luciane Rocha.

Paola Bettamio

Curso: Introdução ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e ao Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE): conexões entre meio aberto e meio fechado

Atualmente realizando Estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós Graduação em Direito (PPGD) na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RIO) e na Assessoria Técnica da Coalizão Pela Socioeducação. Professora de Direito da Unigranrio. Doutora em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGD- UFRJ), Mestra em Políticas Públicas em Direitos Humanos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPDH-UFRJ), Advogada e Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

 

Rhayssa Ruas

Curso: Introdução ao debate sobre desigualdades raciais para a Socioeducação: possibilidades para o meio aberto e meio fechado

Pesquisadora, professora, advogada popular e mãe. Atualmente é secretária executiva do Fórum Popular de Segurança Pública do estado do Rio de Janeiro, diretora de estratégia da Rede A Ponte e pesquisadora do Núcleo de Estudos de Teoria Social e América Latina (NETSAL/IESP/UERJ) e do Grupo de Estudos em Teoria da Reprodução Social (GE-TRS). Doutora em Teoria e Filosofia do Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGD/UERJ) e Mestre pelo mesmo Programa, foi professora substituta na Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pesquisadora visitante pela Fulbright no Departamento de Sociologia da Universidade da Califórnia, Santa Bárbara. Foi assessora parlamentar lotada na Comissão de Trabalho, Legislação Social e Seguridade Social da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (2019) e pesquisadora e assistente de advocacy da Anistia Internacional Brasil entre (2017 a 2019). Seus principais interesses de pesquisa estão relacionados à Crítica da Economia Política, Teoria Social, Estudos de Gênero e Raça, Criminologia Crítica e Políticas Públicas em Direitos Humanos.

 

Rodrigo Reduzino

Curso: Introdução ao debate sobre desigualdades raciais para a Socioeducação: possibilidades para o meio aberto e meio fechado

Cientista social e sociólogo, natural de Macaé/RJ. Há 26 anos concursado como Agente Socioeducativo do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (DEGASE), doutorando em Sociologia no Programa de Pós Graduação em Sociologia da Universidade Estadual de Campinas (PPGS/UNICAMP), mestre em Sociologia pelo Programa de Pós Graduação em Sociologia da Universidade Federal Fluminense (PPGS/UFF), bacharel e licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Estudou sobre Madureira e interseccionalidade de raça e sexualidade (Monografia), pesquisou a trajetória de João Francisco dos Santos, “Madame Satã” (Dissertação). Atualmente faz pesquisa de doutoramento nomeada  “Enredos da Liberdade: O grito das Escolas de Samba pela Democracia”. E é criador e diretor de pesquisa da Série televisiva homônima, produzida pelo Canal Globoplay.

Pesquisador nos seguintes temas: Poder, Estado e Instituição, Cultura, Raça, Diferença, Sexualidade, Interseccionalidade, Colonialidade do saber.

 

Tatiana Rosa

Curso: Introdução ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e ao Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE): conexões entre meio aberto e meio fechado

Professora do quadro da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME-RJ) e pesquisadora na área da Socioeducação. Sua formação inclui o mestrado em Políticas Públicas e Direitos Humanos na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É pedagoga, bacharel em Direito, especialista em Direito da Criança e do Adolescente e pós graduada em Psicologia Jurídica. Atualmente atua no Núcleo Interdisciplinar de Apoio às Unidades Escolares (NIAP) da SME/RJ e é Conselheira Titular do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS/RJ).

 

Thais Vargas

Curso: Metodologias de atendimento socioeducativo – perspectivas para o meio aberto e o meio fechado

Psicóloga, servidora do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (DEGASE) e da Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura de Itaguaí. Graduação em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), no ano de 2006; Especialização em Psicologia Jurídica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), no ano de 2008; Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no ano de 2012; Doutorado em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), no ano de 2024. Atuação na área de Psicologia, Infância e Juventude na interface com as Políticas Públicas.

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